Vejamos alguns indicativos que justificam o uso das novas tecnologias em nosso fazer pedagógico segundo um pesquisador norte-americano Dom Tappscot:
> independência e autonomia na aprendizagem;
> abertura emocional e intelectual;
> preocupação pelos acontecimentos globais;
> liberdade de expressão e convicções firmes;
> curiosidade e faro investigativo;
> imediatismo e instantaneidade na busca de soluções;
> responsabilidade social;
> senso de contestação;
> tolerância ao diferente;
Mas, segundo Dom Tappscot, o professor também tem que mudar seu perfil e sua prática pedagógica. O mestre agora precisa ser:
> pesquisador, não mais repetidor de informação;
> articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento;
> gestor de aprendizagens, não mais instrutor de regras;
> consultor que sugere, não mais chefe autoritário que manda;
> motivador da “aprendizagem pela descoberta”, não mais avaliador de informações
empacotadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno;
Nenhum comentário:
Postar um comentário