terça-feira, 25 de novembro de 2008

LETRAMENTO DIGITAL

Assim como na alfabetização da Língua Portuguesa não basta codificar e decodificar letras e fonemas, no contexto atual, não basta conhecer o mecanismo de algumas tecnologias.
Da mesma forma como estar alfabetizado é condição básica para o exercício da cidadania, vivemos hoje, a necessidade do letramento digital. Para utilizar um aparelho de som, de dvd, uma máquina fotográfica digital, um controle remoto, um telefone, o caixa eletrônico, precisamos dominar o uso da tecnologia.
É necessário que dominemos e façamos uso das tecnologias no nosso dia a dia, pois elas nos permitem participar de situações que exigem o seu uso.
A internet na educação proporciona inúmeras possibilidades de acesso ao conhecimento historicamente acumulado, de pesquisa, de publicação e de trocas, efetivando a construção do conhecimento de forma cooperativa.
Nossa escola teve uma vivência de pesquisa, publicação e comunicação do conhecimento, com a realização da IX Amostra de Pesquisa, publicada no seguinte endereço: http://ixamostradepesquisa.pbwiki.com/ .
É responsabilidade dos educadores, oferecer situações de uso das tecnologias, no processo ensino-aprendizagem. A escola não pode continuar contribuindo para a formação do analfabeto digital!

Nenhum comentário: